sexta-feira, dezembro 29, 2006

Somos todos uns “coitadinhos”

Muita crítica que navega por aí em muitos blog’s sobre intervenções, projectos e politicas urbanas – sobretudo da forma como é feita – aborrece-me! Umas vezes dá-me sono, outras vezes é-me indiferente. Mas, outras, faz-me urticária!
Ora, se não se faz nada, é porque não se faz nada! Se se faz, é porque se faz, não se devia fazer ou porque antes é que era e estragaram tudo! Depois os outros fazem sempre melhor do que nós! E por fim, somos todos uns "tristes" e “coitadinhos” à mercê de uns quantos “poderosos” que fazem e desfazem como lhes apetece. ...blá, blá, blá... E de quem é a culpa?... De quem havia de ser! A culpa nunca, mas nunca, é nossa... É sempre dos políticos! Dessa "raça"... Que desgraça! Está sempre tudo mal e nunca, nada ou quase nada, vai estar bem por este andar. Que desespero! Que fazer? "Coitados" de nós....
...
O que gostamos mesmo é da indignação. E agora com a net há indignação como nunca se viu antes. Qualquer pessoa pode escreve como lhe apetece, da melhor forma que consegue e, quem sabe, passar por muito indignado, independentemente das imprecisões e injustiças que possa comenter. O que interessa é que a “vestimenta” seja elaborada para além de indignados serem “brilhantes”! Eloquentes.
Duvido muito, mas mesmo muito, deste opinar por opinar, e crítica pela crítica, numa espécie de ligeirismo blogueirista, em muitos casos, autista, pretensioso e afectado por “modas”, “ouvi dizeres” e realidades romantizadas inexistentes (que bom que era!). Chega no seu extremo a roçar o “mal dizer”,à “dor de cotovelo” ou ao, simplesmente, “ser do contra”. Esta é, no meu entender, a “posição” mais fácil, confortável e inócua de se, supostamente, actuar democraticamente, pois é nem responsável, nem construtiva nem prospectiva. Além dos narcisismos e escapes às aborrecidas e "mundanas" rotinas diárias, não contribui em nada, ou quase nada, para melhorar coisaalguma .
Mas o que vale é que são blog's, e por isso, valem o que valem, apesar de haver por aí, uma boa parte deles, com a pretensão de serem levados a sério e o risco de alguém "comprar" o que se “vende”. Que arma (democrática?) é esta de ser bloguista indignado?
...
Mas se sabemos sempre quem são os culpados, já que são sempre os mesmos, porque é que continuamos sempre a elegê-los, sabendo que vão fazer sempre estas coisas? Pois eu acho que é exactamente por isso que os elegemos? Ora, vejam lá.... se há forma de ficarmos descansadinhos na nossa vidinha, é ter a certeza de que há sempre alguém, que não nós, para para culpar (ups...asneirar)! Porque aí, são os outros a"aguentarem" com a indignação e crítica, que é bom para o nosso ego (“coitadinhos”) e faz parte do "pacote". Por isso é que os escolhemos! Vejam lá o curioso paradoxo!
Será que se quer, realmente, mudar alguma coisa? Tenho muita pena que o processo democrático generalizado em Portugal se resuma às eleições, e aos “coitadinhos” que somos...

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 22, 2006

A minha prenda do almoço de Natal na Câmara

mas algo me diz que o sorteio estava viciado...


e ainda por cima ficaram-me com o grelo!
Paciência! sempre dá para um caldinho... bem bom!

quinta-feira, dezembro 21, 2006

É oficial... começou a minha dieta

Proposta de Dissertação _ 2006/2007

Titulo provisório:
A GOVERNÂNCIA LOCAL VERSUS A OPERACIONALIDADE DOS INSTRUMENTOS DE PLANEAMENTO

Inicio: Dezembro de 2007;
Pesquisa bibliográfica: 1 mês (a finalizar em Janeiro de 2007);
Aplicação de inquéritos e entrevistas: 2 meses (Fevereiro a Março de 2007);
Definição da abordagem e metodologia: 1 mês (Abril de 2007);
Elaboração da Tese: 3 meses (a finalizar em Julho de 2007);